quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Criando um perfil de cor no Photoshop

Um perfil de cor compreende configurações relacionadas à adequação de arquivos digitais a aspectos relacionados à dispositivos, suportes e, principalmente, luminosidade. Trata-se, acima de tudo, de um arquivo, que anexado ou acompanhando uma imagem proporciona uma visualização mais adequada no monitor de video ou na impressão. As etapas de criação de perfil são muito semelhantes entre os softwares utilizados, o que as diferenciam são, exatamente, a disposição de cada opção nos diferentes softwares.
Privilegiaremos aqui a criação de um perfil para impressão, compreendendo os seguintes itens:
1- Escala de tintas
2- Tipo de papel
3- Ganho do ponto
4- Composição da tinta preta
Utilizaremos o Photoshop para criação desse perfil:

1- Clique no menu Edit e Color Settings;

















2- Na primeira caixa de opção chamada CMYK (Working Spaces), selecione custom CMYK;















a) Name: aqui, o nome é gerado automaticamente conforme as alterações abaixo, mas você pode especificar o nome que quiser. Utiliza-se muito o nome da impressora neste campo para remeter o perfil à suas características;

b)
Ink Options:
-
Ink colors: Escolha aqui a escala de tinta e o tipo de papel, de acordo, obviamente, com as características da tinta e do suporte a ser utilizado.
-
Dot gain: Configure aqui o ganho de ponto. Ganho de ponto é o aumento do ponto de retícula durante o processo de impressão, principalmente no contato da tinta com o suporte. Estima-se que o aumento do ponto em um papel jornal seja de 30 por cento, e do couche 9 por cento. No entanto, a medição através de instrumentos torna-se importante porque o suporte possui características muito singulares que os diferenciam. Nesta mesma caixa, pode-se criar a curva de canho de ponto, adequando o aumento a cada porcentagem, no intervalo de 2 a 90 por cento.

3-
Separation Options:
Aqui você configura a geração da tinta preta na impressão. Na caixa
Black Generation, dentro de GCR (Gray Component Removal), você pode definir o quanto de tinta preta ou de tinta colorida pode compor a impressão. A opção Light proporciona a impressão com 25 por cento de tinta preta e 75 por cento de tinta colorida. Heavy é o contrário: 25 de colorida e 75 de preta. E assim por diante...

Black Ink Limit (limite da tinta preta), Total Ink Limit (Limite das três tintas coloridas) e UCA Amount (adição de tinta preta às cores CMYK) complementam a janela.

A opção
UCR é o equivalente ao Heavy do GCR, ou seja, atua apenas nas áreas mais escuras da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário