Privilegiaremos aqui a criação de um perfil para impressão, compreendendo os seguintes itens:
1- Escala de tintas
2- Tipo de papel
3- Ganho do ponto
4- Composição da tinta preta
Utilizaremos o Photoshop para criação desse perfil:
1- Clique no menu Edit e Color Settings;
2- Na primeira caixa de opção chamada CMYK (Working Spaces), selecione custom CMYK;
a) Name: aqui, o nome é gerado automaticamente conforme as alterações abaixo, mas você pode especificar o nome que quiser. Utiliza-se muito o nome da impressora neste campo para remeter o perfil à suas características;
b) Ink Options:
-Ink colors: Escolha aqui a escala de tinta e o tipo de papel, de acordo, obviamente, com as características da tinta e do suporte a ser utilizado.
-Dot gain: Configure aqui o ganho de ponto. Ganho de ponto é o aumento do ponto de retícula durante o processo de impressão, principalmente no contato da tinta com o suporte. Estima-se que o aumento do ponto em um papel jornal seja de 30 por cento, e do couche 9 por cento. No entanto, a medição através de instrumentos torna-se importante porque o suporte possui características muito singulares que os diferenciam. Nesta mesma caixa, pode-se criar a curva de canho de ponto, adequando o aumento a cada porcentagem, no intervalo de 2 a 90 por cento.
3- Separation Options:
Aqui você configura a geração da tinta preta na impressão. Na caixa Black Generation, dentro de GCR (Gray Component Removal), você pode definir o quanto de tinta preta ou de tinta colorida pode compor a impressão. A opção Light proporciona a impressão com 25 por cento de tinta preta e 75 por cento de tinta colorida. Heavy é o contrário: 25 de colorida e 75 de preta. E assim por diante...
Black Ink Limit (limite da tinta preta), Total Ink Limit (Limite das três tintas coloridas) e UCA Amount (adição de tinta preta às cores CMYK) complementam a janela.
A opção UCR é o equivalente ao Heavy do GCR, ou seja, atua apenas nas áreas mais escuras da imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário