quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Transição de Páginas no InDesign CS5

Quer aplicar o efeito da Revista Wink no seu trabalho? Certo! Nós ensinamos pra você.

O efeito de transição de páginas do InDesign é bem parecido com o do PowerPoint, mudando apenas os procedimentos de aplicação e exportação. Num documento de várias páginas é possível configurar para que elas sejam exibidas de forma mais dinâmica que a tradicionalmente exibida no pdf. Na verdade é uma “frescurite” que todo mundo gosta e, além disso, quando se trata de web, todo movimento é pouco. Por falar em movimento, vamos lá, movimente-se!

1) Crie todas as páginas com o layout desejado, lembrando que ele não interfere nos efeitos;


2) Abra a paleta Pages (Window> Pages) e clique duas vezes sobre qualquer uma das páginas. Abra a paleta Page Transitions (Window> Interactive> Page Transitions). Selecione o tipo de transição que prefere, a direção e a velocidade da transição. Cada vez que clicar sobre uma opção, ele mostrará o efeito da transição. Nós escolhemos “Page Turn” para a revista do post abaixo.

3) Se sua vontade é aplicar essa mesma configuração a todas as páginas, clique em “Apply to All Spreads”, caso contrário, repita o mesmo procedimento individualmente nas páginas, sempre com a página em foco no momento da aplicação, ou seja, clique duas vezes sobre a página na paleta Pages antes de aplicar o efeito.


4) Pronto. Tudo aplicadinho, agora temos que salvar o arquivo. Na hora de exportar (File> Export), selecione FLASH PLAYER no formato do arquivo.


IMPORTANTE: A opção do efeito de virar a página (como se estivéssemos virando a página de um livro) só acontece se você exportar o arquivo em SWF e visualizá-lo no Flash Player. Se você chegar até aqui e exportar o arquivo em pdf, não haverá movimento e as páginas serão passadas normalmente de uma para a outra, como se você não tivesse configurado nada.

5) Para encerrar, devemos escolher as propriedades do swf. Eu sempre deixo 100%, Paper Color e Include All (para carregar com ele animações – quando tiver). Não podemos esquecer de selecionar Include Interactive Page Curl, e só.

6) Pronto. Agora é só visualizar o arquivo e ficar virando mil vezes as páginas, só porque ficou bonitinho.

Fiquem ligados! Publicaremos também um tutorial para gerar pdf’s com elementos animados na página, ferramentas que fazem do InDesign um software de criação de layouts e editoração também para web.

Qualquer dúvida neste tutorial, entre em contato com nossa equipe: wink.ct@gmail.com

Até a próxima!

2 comentários: