sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conceitos sobre Finalização e Fechamento de Arquivos Digitais (Parte 1)

Iniciaremos aqui a apresentação de conceitos que envolvem a Construção, Finalizamento e Fechamento de arquivos digitais para uma bela impressão. Tem-se aqui o intuito de apresentar de forma simples e dinâmica os principais procedimentos através dos softwares utilizados na área gráfica. Esse artigo faz parte do Caderno de Finalização e Fechamento de Arquivos Digitais, coleção que inclui também os cursos de Illustrator, Photoshop e InDesign. Através de exercícios práticos, o Caderno de Finalização e Fechamento de Arquivos Digitais apresenta os principais ajustes e procedimentos para se preparar um arquivo digital para uma impressão com qualidade.

O que é Finalizar e Fechar um Arquivo Digital?

Finalizar um arquivo digital é prepará-lo para um posterior fechamento. Todos os procedimentos de ajustes, tanto na elaboração do layout como na correção dos itens que envolve a área de impressão, compreendem essa Finalização. Após finalizá-lo, parte-se para o fechamento. E o que é esse Fechamento? Fechar um arquivo é adaptá-lo para ser impresso na linguagem profissional de impressão, gerando-se um formato, uma extensão de arquivo que os equipamentos que vão interpretá-lo possam reconhecê-lo. A extensão de arquivo demonstra o tipo de arquivo e onde ele foi gerado. Por exemplo, a extensão .doc mostra que o arquivo é do tipo texto e foi gerado no Word, na maioria das vezes.

Linguagem Postscript

Desenvolvida pela Adobe nos anos 90, a linguagem Postscript é uma linguagem de programação utilizada para descrever páginas. Ela é utilizada como um interpretador de arquivos digitais para impressão profissional, ou seja, em que a tiragem e a qualidade são requisitos fundamentais. Essa linguagem tem como parceiro um cara chamado RIP (Raster Image Processor), que se trata de um software/hardware que tem como principal função rasterizar todos os elementos do arquivo digital, incluindo aí as fontes e as ilustrações criadas nos softwares vetoriais.

Formatos PS e PDF

Para que os arquivos gráficos possam ser reconhecidos pelo RIP, é necessário que sejam convertidos em formatos de arquivos fechados. Os formatos mais utilizados hoje no mercado são: PS (postscript) e PDF (Portable Document File). A principal diferença entre os dois é que o PDF, além de ser bem mais compacto do que o anterior, pode ser visualizado. O PDF seria uma evolução do PS, pois possui outras vantagens: pode ser visualizado em qualquer sistema operacional e impresso em qualquer impressora, mesmo aquelas “caseiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário