segunda-feira, 4 de abril de 2011

Indesign - Páginas com elementos animados

A versão CS5 do InDesign inclui recursos pré-definidos de animação do Flash e, se for vontade do usuário, há possibilidade de criá-las sem ser "mestre do Flash". Tudo para garantir dinamismo e interatividade dos layouts, que hoje podem ser voltados para web, que até você, bitolado em editoração tradicional (como eu), vai usufruir sem precisar comprar uma cartela de Neosaldina.
Você pode incluir vídeo, áudio, botões, transição de páginas e links. Para visualizar esses recursos na sua página, não há necessidade de exportá-los, pois o próprio InDesign possui uma paleta chamada "Preview", que permite que isso aconteça no próprio programa. É importante ressaltar que, como produto final, as animações só funcionarão em documentos exportados em SWF ou FLA.

Bem, vamos ao que interessa:

1) Para visualizar todos os recursos novos dessa versão, vá ao menu Window> Workspace> New in CS5;

2) Estruture seu layout na página, já inserindo todos os elementos que a formarão;

3) Selecione o objeto que pretende animar e vá até a paleta Interactive (Window> Interactive);

4) Escolha Animation e, já com a paleta aberta, escolha em Preset o tipo de animação que deseja;

5) Após definir o tipo de animação, automaticamente algumas opções serão habilitadas na mesma caixa:

- Event(s): o que deverá acontecer para "rodar" a animação (ex.: clicar do mouse);
- Reverse on Roll Off: ao virar a página a animação roda de trás para frente;

-Duration: tempo da animação

- Play: quantidade de vezes que a animação rodará;

- Loop: habilita reprodução contínua da animação;

- Speed: velocidade da animação;

6) Configure as opções acima e na paleta Preview visualize o resultado.

7) Para ordenar as animações, abra a paleta Timing. Ela apresentará uma lista com todas as animações contidas na página. A ordem de execução é de cima para baixo e, se houver interesse em executar animações simultaneamente, selecione-as pressionando a tecla Shift e clique no botão "Play together", posicionado no rodapé desta mesma paleta.

8) Muito bem. Agora se você deseja gerar uma página com essas animações funcionando, o próprio InDesign te conduz para exportá-la em SWF. Daí em diante é uma festa só. Você pode levá-la para o Flash CS5 e continuar a animação, trazer de volta para o InD, terminar o trabalho e exportá-lo.

Agora, se pretende manter o formato PDF, exporte apenas os seus objetos animados e depois os importe para o InDesign, substituindo os anteriores (em SWF mesmo). Na exportação da página, não esqueça de habilitar o PDF (Interactive) e, para visualizá-lo, precisa ter o Reader ou Acrobat 9.0.

É isso aí. Até a próxima!

[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário